Calcule a alíquota do IOF da sua transação internacional e saiba o quanto vai pagar de tributo.

Calculadora de IOF da B2Gether
Operações de Câmbio
Operação: -
Cálculo: R$ 0,00 × 0% ÷ 100
Precisa pagar menos taxas na sua operação? Entre em contato com um analista da B2Gether!
O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um tributo federal que incide sobre uma lista variada de transações em dinheiro. Entre elas, estão as operações de câmbio, que envolvem, por exemplo, a compra de moeda estrangeira e as remessas feitas ao exterior.
Na prática, a cada transferência financeira internacional realizada, é cobrada uma alíquota (%) em relação ao valor total da transação.
Cada natureza cambial demanda uma alíquota específica. No caso das remessas ao exterior, a taxação é de 3,5%. Já nos recebimentos em moeda estrangeira para uma conta aqui no Brasil, o cobrança é de 0,38%.
Na calculadora de IOF Câmbio da B2Gether, você encontra as alíquotas pré-definidas. Basta clicar sobre o tipo de operação, informar o valor total (em reais) e conferir o resultado.
Mas caso não encontre o percentual do seu tipo de operação, você pode acessar nosso guia completo sobre IOF no câmbio [tabela 2025] e fazer o cálculo da sua transação.

Recolher o IOF corretamente, conforme a tabela de alíquotas atualizada, é uma prática importante para evitar problemas tributários.
Mas existem outros instrumentos que ajudam a reduzir os custos bancários da sua transação cambial, como fazer um bom planejamento dos seus fechamentos de câmbio e contar com o suporte de uma empresa especializada câmbio, como a B2Gether.
Ajudamos nossos clientes todos os dias a pagarem menos taxas nas operações de câmbio, economizando nas transações de saída (envios para o exterior) e rentabilizando muito mais nas transações de entrada (recebimentos em moeda estrangeira).
Preencha o formulário e RECEBA uma cotação personalizada do nosso time de especialistas em câmbio!
Este canal é exclusivo para jornalistas e profissionais de imprensa.
Conte com o suporte de um time de analistas de câmbio com mais de 20 anos de atuação no mercado de câmbio.
Feche sua operação com quem entende de câmbio
B2Gether na mídia
Perguntas frequentes
O que é IOF?
O IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras. Como o próprio nome indica, trata-se de um tributo cobrado pelo Governo Federal sobre alguns tipos de transações financeiras realizadas por empresas e pessoas, como empréstimos, operações de câmbio, contratação de seguros e algumas categorias de investimentos.
O que é IOF no câmbio?
O IOF no câmbio é a cobrança obrigatória sobre transações internacionais, como remessas ao exterior, compra de moeda estrangeira, recebimento de transferências em moeda estrangeira, pagamentos internacionais, entre outras.
Quem precisa pagar IOF no câmbio?
Empresas e pessoas que realizam transações financeiras internacionais precisam pagar IOF, exceto no caso das operações com taxação zero ou isentas do tributo.
Quais operações são isentas de IOF no câmbio?
São isentas de taxação de IOF as operações interbancárias, as transações de comércio exterior (importação e exportação de mercadorias), de ingresso e retorno de recursos de investidor estrangeiro, de remessa de dividendos e juros sobre capital próprio para investidores estrangeiros, assim como de aplicações de investimentos de fundos nacionais no exterior.
Quanto é cobrado de IOF no câmbio?
O valor do IOF na maior parte das operações de câmbio é de 3,5%, como, por exemplo, nos casos das remessas ao exterior (para gastos pessoais) e das compras internacionais utilizando cartão de crédito, débito ou pré-pago. No caso dos recebimentos do exterior (operações de entrada), o IOF é de 0,38%. Já nas remessas ao exterior para fins de investimento, IOF cobrado é de 1,1%.
É cobrado IOF nas transações de importação?
As importações de mercadorias são isentas de IOF.
É cobrado IOF nas transações de eFX?
Sim, as transações de eFX (Electronic Foreign Exchange) entram na lista das operações de câmbio não especificadas, cuja incidência de IOF é de 3,5% na saída e 0,38% na entrada.
É cobrado IOF nas transações back to back?
As operações back to back (compra e venda de mercadorias sem passagem pelo país) sofrem uma alíquota de 3,5%% de IOF.
Como calcular o IOF no câmbio?
Para calcular o IOF no câmbio, é necessário multiplicar o valor total da transação internacional pela alíquota do tributo, depois dividir por 100. Por exemplo, em uma remessa ao exterior, cuja alíquota é de 3,5%, se você for fazer uma transferência de 3 mil reais (considerando o valor convertido em moeda nacional), o IOF cobrado será de R$ 105,00. Veja a fórmula: 3 mil x 3,5% / 100 = 105.
Como evitar pagar IOF no câmbio?
Com as mudanças nas regras do IOF, é preciso seguir a tabela de alíquotas conforme a natureza da sua operação de câmbio, para não ter problemas tributários. Para reduzir os custos da sua transação cambial, é necessário planejar o fechamento do câmbio e fazer a operação com uma empresa que cobra spreads baixos, como a B2Gether.