Online e gratuita, a ferramenta está disponível para quem precisa calcular o tributo e já vem com alíquotas pré-configuradas para mais de 10 tipos de naturezas cambiais.
A B2Gether, empresa referência em operações de câmbio no Brasil, criou uma calculadora de IOF Câmbio para facilitar a rotina financeira das pessoas que precisam fazer ou receber transferências internacionais, seja para o fechamento de câmbio empresarial, seja para compromissos pessoais no exterior.
“Nossa missão diária é descomplicar o câmbio para os nossos clientes em todas etapas da operação. Como o IOF passou por muitas mudanças recentemente e as dúvidas sobre as alíquotas do tributo cresceram, juntamos nossos times de tecnologia e comunicação e criamos uma calculadora que une praticidade e informação”, comentam os sócios-fundadores da B2Gether, Janaina Assis e Diego Zia.
A seguir, apresentamos os principais recursos da ferramenta. Confira!
Funcionamento da Calculadora de IOF Câmbio da B2Gether
Online e gratuita, a Calculadora de IOF Câmbio da B2Gether está disponível para todo mundo que precisa calcular o tributo. A ferramenta já vem com alíquotas pré-configuradas para mais de 10 tipos de naturezas cambiais, como:
Compras internacionais com cartão de crédito e débito
Compras e saques de moeda estrangeira em espécie
Remessas ao exterior
Empréstimos externos de curto prazo
Remessas ao exterior para fins de investimento
Recebimentos do exterior
Transações eFX
Operações Back to Back
Pagamento de fretes internacionais
Importação de serviços
Investimento no mercado financeiro de capitais no exterior
Caso a sua operação não esteja pré-configurada, basta consultar nossa tabela de IOF Câmbio, verificar a alíquota e inserir o percentual na calculadora junto com o valor total da transação em reais.
Isenção de IOF para operações de importação e exportação de produtos
Embora as transações de câmbio para importação e exportação de mercadorias sejam isentas de IOF, a B2Gether inseriu esses dois tipos de operações na calculadora, com o objetivo de informar empresários e profissionais iniciantes no comércio exterior.
Na ferramenta, ambas as operações aparecem com alíquota zero.
Já no caso das importações e exportações de serviços, há sim a incidência de IOF.
Mudanças nas regras do IOF câmbio
A cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de câmbio passou por diversas mudanças em 2025, sendo motivo de um embate entre o Governo Federal e o Congresso Nacional.
Com a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), ficou definido que as alíquotas ajustadas pelo Executivo voltariam a valer em definitivo. Entre as principais mudanças, está o aumento para 3,5% de IOF nas:
-
Compras internacionais com cartão de crédito, débito e pré-pago;
-
Compra de moeda estrangeira em espécie;
-
Remessas de recursos para conta do próprio contribuinte brasileiro no exterior;
-
Empréstimos externos de curto prazo;
-
Operações de câmbio não especificadas (saída, ou seja, envios para o exterior).
Já nas operações de entrada, isto é, nos recebimentos do exterior, a alíquota do IOF não sofreu mudança, continuou sendo a de 0,38%.
Como conseguir pagar menos taxas nas operações de câmbio?
Existem algumas formas de reduzir os custos de uma transferência internacional, como revisar a estrutura do fluxo financeiro internacional e conseguir cotações com menos percentuais de spreads bancários.
A B2Gether é especialista em diminuir taxas nas operações de câmbio. Além de conseguir as menores cotações, a empresa faz uma análise detalhada da transação para verificar a classificação cambial, o canal bancário internacional e outras condições que têm impacto no custo final.
Você deseja fazer essa análise, sem compromisso, para reduzir os custos da sua empresa?
Preencha o formulário abaixo, aguarde o nosso contato e solicite uma análise sem compromisso da sua operação!





