Business2Gether
Pesquisar
Close this search box.

Dia do Podcast: 3 estratégias para monetizar seu conteúdo em áudio

Imagem de uma pessoa gravando um podcast. Ela ilustra o artigo da B2Gether sobre como ganhar dinheiro com podcast.

É sim possível ganhar dinheiro com podcast e há muitos profissionais que apostam nesse tipo de negócio. Neste artigo, trazemos informações sobre como gerar receita com conteúdo em áudio e abordamos três estratégias de monetização. Confira!

O mês de outubro não é conhecido apenas pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida nem por indicar a proximidade do fim do ano. O mês também marca o Dia do Podcast (21 de outubro), esse fenômeno de comunicação que vem conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros. Aproveitando a data, criamos este artigo para trazer informações sobre como ganhar dinheiro com podcast e abordar três estratégias de monetização de conteúdo em áudio. Se você tem interesse no assunto, continue a leitura!

Sumário

Dá para ganhar dinheiro com podcast?

Sim, é possível ganhar dinheiro com um podcast e tem muita gente apostando nesse tipo de negócio. O mercado de economia criativa, na qual os podcasts estão inseridos, tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente durante e depois da pandemia de Covid-19. A expansão do nicho acompanha o comportamento da população, que cada vez mais consome esse formato de conteúdo.

Segundo uma estimativa do Ibope, o Brasil contabiliza mais de 34 milhões de ouvintes de podcasts. O número representa nada menos que 8% da população do país e, onde há audiência, há oportunidade de faturamento.

Case de faturamento do Flow Podcast

Em entrevista ao canal PrimoCast, o criador do Grupo Flow, Igor 3K, disse que só no segundo semestre de 2022, o faturamento da empresa foi de R$ 6 milhões. Ainda de acordo com ele, a meta para 2023 era faturar R$ 20 milhões. O podcaster conta que as fontes majoritárias de receitas da empresa decorrem de publicidade e do AdSense (programa de monetização do YouTube), numa escala de 50% a 50%.

É claro que nem todo podcast tem (nem terá) a relevância e o alcance do Flow. Mas o exemplo ilustra bem o tamanho e o potencial desse mercado.

Como ganhar dinheiro com podcast?

Existem diferentes estratégias para ganhar dinheiro com podcast. Uma delas é monetizar seu conteúdo em plataformas de streaming, como YouTube e Spotify. Outra é conseguir o interesse de marcas para patrocinar seu programa e/ou fazer anúncios publicitários à sua audiência. Há ainda a possibilidade de apostar no financiamento criativo (crowdfunding).

Enfim, vamos detalhar cada uma dessas três formas de monetização.

1 – Crie conteúdo para plataformas de streaming (YouTube e Spotify)

Uma das principais maneiras para ganhar dinheiro com um podcast é colocando episódios em plataformas de streaming. As mais conhecidas são YouTube e Spotify. Vamos falar um pouco sobre elas a seguir.

YouTube

O YouTube é uma plataforma muito interessante para monetizar conteúdo na internet. Por causa disso, diversos podcasters gravam programas no formato de vídeocast, que une conteúdo de áudio e vídeo.

Como os pagamentos do YouTube são feitos em dólar pela plataforma Google AdSense, a receita gerada se torna ainda mais atraente e rentável para os criadores brasileiros.

Seguem algumas dicas para ganhar dinheiro com um podcast no YouTube:

  • Crie conteúdo atraente e relevante: essa etapa é a mais importante. Ela é a porta de entrada. Só ganha dinheiro quem consegue atrair audiência. Só tem audiência quem se comunica bem com um nicho de público. Portanto, invista bastante na produção de conteúdo para aumentar o volume de visualizações e o alcance do seu podcast;
  • Qualifique o canal do seu podcast no Programa de Parceiros do YouTube: para ganhar dinheiro no YouTube, é necessário ativar a monetização do canal do seu podcast e exibir anúncios. Os requisitos são: ter pelo menos mil seguidores e ter mais de 4 mil horas de exibições públicas no último ano;
  • Ofereça conteúdo exclusivo para membros do canal do seu podcast: o YouTube permite que você crie programas só para quem assina seu canal e paga uma mensalidade. É mais uma forma de monetizar seu conteúdo.
Spotify

O Spotify é uma plataforma de streaming de áudio conhecidíssima no mundo todo e, assim como o YouTube, oferece oportunidades de monetização para podcasters. A empresa, inclusuve, apresenta essas opções para ganhar dinheiro com podcast. Veja abaixo:

  • Assinaturas: crie episódios exclusivos do seu podcast para assinantes pagos por meio de um plano mensal;
  • Apoio dos ouvintes: nessa opção, é possível receber doações das pessoas que ouvem e gostam do seu programa;
  • Ads: também dá para gravar anúncios lidos pelo apresentador sobre o Spotiy for Podcasters para inserir nos seus episódios ou incluir no seu programa anúncios pagos por patrocinadores de marcas de terceiros.

2 – Busque patrocinadores e anúncios publicitários

Uma outra forma de ganhar dinheiro com podcast é captando marcas que desejam se comunicar com o público do seu podcast. Há duas possibilidades nessa estratégia: conseguir empresas para patrocinar o programa ou fazer anúncios publicitários.

Trata-se de um caminho muito lucrativo e as oportunidades são diversas. Você pode procurar empresas que tenham conexão com seu conteúdo e público para apresentar seu mídia kit, assim como entrar em parcerias de afiliados de marcas importantes, por meio das quais ganha uma comissão por cada compra adquirida pelo link do seu podcast.

Mas para que isso se concretize, seu podcast precisa ter uma boa audiência, engajamento, um nicho estabelecido e, acima de tudo, relevância.

3 – Aposte no financiamento coletivo (crowdfunding)

Fechamos a lista com um formato alternativo de monetização: o crowdfunding, que nada mais é do que uma espécie de “vaquinha” ou financiamento coletivo. Por meio dessa estratégia, você pode captar recursos dos próprios ouvintes para viabilizar seu podcast financeiramente.

Você cria conteúdos relevantes e tem audiência? Por que não apostar nessa iniciativa? Há muitos projetos que crescem com apoio coletivo, principalmente aqueles com um viés mais independente (sem patrocínio de empresas).

Receba a monetização do seu podcast com a B2Gether!

Se você já monetiza seu podcast e recebe pagamentos em moeda estrangeira de plataformas como YouTube e Spotify, ou mesmo de empresas internacionais que anunciam no seu programa, saiba que você pode rentabilizar muito mais o seu dinheiro fazendo o processo de câmbio com a B2Gether.

Na prática, rentabilizar mais significa ganhar mais dinheiro. A B2Gether é uma empresa especializada em intermediar transferências internacionais, reduzindo os custos das operações para que os clientes paguem menos taxas e, assim, recebam mais dinheiro na conversão da moeda.

Ajudamos muitas empresas e canais do YouTube a aumentar a receita recebida do exterior conseguindo taxas cambiais de atacado. Além disso, trabalhamos como seu parceiro, colocamos o nosso time de analistas à sua disposição e oferecemos uma assessoria cambial especializada sem cobrar um real de você.

Gostaria de conhecer nosso trabalho e descobrir os benefícios de receber seus pagamentos em dólar conosco? Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do nosso time! Não basta saber como ganhar dinheiro com podcast, é preciso saber como os recebimentos podem ser mais rentáveis!

Compartilhe este Conteúdo

Picture of B2Gether

B2Gether

Somos uma empresa especializada em operações de câmbio, com foco em mass payments, importação e exportação, remessas internacionais, compra de moeda estrangeira para turismo e monetização para criadores de conteúdo online.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *