Business2Gether
Pesquisar
Close this search box.

O que é remessa internacional? Veja como enviar e receber dinheiro do exterior

Imagem de uma mulher usando o computador e o celular, ilustrando alguém que pode estar procurando saber o que é remessa internacional e como fazer.

Remessa internacional é que uma transação financeira voltada para enviar dinheiro do Brasil para uma conta no exterior, ou receber depósitos vindos de outros países. Para realizar a transferência, é necessário fazer uma operação de câmbio e seguir alguns passos simples. Veja a seguir!

Se você precisa saber o que é remessa internacional e como enviar dinheiro para o exterior com mais segurança e economia, então está lugar certo. Neste artigo, vou explicar tudo sobre o assunto: desde como fazer a transação até quanto ela custa e demora para ser compensada.

Trabalho com transferências internacionais há mais de 15 anos e, antes de fundar a B2Gether ao lado do Diego Zia, atuei em algumas das maiores instituições de câmbio do Brasil e do mundo.

Portanto, com base na minha experiência, o objetivo deste guia é te ajudar a entender mais sobre o tema. Vem comigo e ótima leitura!

Sumário

O que é remessa internacional?

Remessa internacional é um tipo de transação financeira que consiste em enviar, via transferência, dinheiro do Brasil para uma conta no exterior, ou receber depósitos vindos de outros países. Esse processo é realizado por meio de uma operação de câmbio que pode envolver tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas (empresa).

As transferências internacionais são necessárias para liquidar fretes, pagar e receber por produtos ou serviços importados e exportados, manter residentes no exterior, contratar a licença de softwares, comprar cursos estrangeiros, receber salários de uma empresa de outro país, fazer investimentos lá fora, entre outros objetivos.

Mas vamos aos exemplos concretos: imagine que sua empresa precisa contratar o serviço de um fornecedor dos Estados Unidos, cujo pagamento será realizado em dólar. Para liquidar o compromisso, é necessário fazer uma remessa internacional.

A mesma ilustração vale para uma pessoa que deseja enviar euro para um familiar que está fora do país. Para mandar os recursos, é preciso realizar uma transferência internacional.

Quer outro exemplo? Sabe o seu influencer favorito, que ganha dinheiro em dólar do YouTube? Ele recebe uma remessa internacional da plataforma pelos vídeos criados conforme o volume de audiência.

Como fazer uma remessa internacional? Passo a passo!

O processo para fazer uma remessa internacional demanda algumas etapas, entre as quais é necessário buscar uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central a realizar operações de câmbio no Brasil, assim como fazer um cadastro para enviar ou receber o dinheiro.

Essas etapas podem variar, dependendo do valor, da finalidade e dos players envolvidos na transação. Veja a seguir!

Remessas internacionais para empresas

No caso das empresas, os passos para fazer uma remessa internacional são os seguintes:

  • Passo 1: Procure uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central e faça um cadastro (pode ser um banco, uma corretora de câmbio ou um correspondente cambial especializado, como a B2Gether. Para fazer uma remessa agora, fale conosco).
  • Passo 2: Encaminhe alguns documentos relacionados à transferência para fazer o cadastro, como contrato social, cartão CNPJ, faturamento, documento relativo ao tipo de remessa (como invoice, contrato de compra e venda ou de prestação de serviços etc.), além de outros que sejam necessários para comprovar a regularidade da empresa;
  • Passo 3: Após o processamento do cadastro e com a autorização para fazer a operação, envie o comprovante da transferência de compra ou venda do serviço ou produto, o contrato com o parceiro comercial e outros documentos necessários para garantir a legalidade da transação.

Mas atenção! A documentação exigida para efetivar a operação pode variar de acordo com cada país e cada instituição. Além disso, todas as informações são avaliadas previamente pelo banco responsável pela operação.

Se tudo for aprovado, o fechamento do câmbio é consolidado e o pagamento ocorre em até dois dias úteis (o prazo pode variar) e o valor da conversão das moedas envolvidas é o mesmo negociado no momento do acordo.

Remessas internacionais para pessoas físicas

Já no caso das pessoas físicas, é preciso seguir esses passos para fazer uma remessa internacional:

  • Passo 1: Procure uma instituição financeira habilitada para realizar remessas internacionais, como bancos, corretoras de câmbio ou correspondentes cambiais. Com a B2Gether, por exemplo, basta entrar em contato com nosso time de analistas e passar as informações;
  • Passo 2: Acesse o serviço da instituição e siga as instruções (escolher a ordem de transferência, informar os dados bancários e adicionar o valor). Na B2Gether, esse processo é simplificado e conduzido pelos nossos analistas, que ficam responsáveis por todas as etapas.
  • Passo 3: Revise sempre as informações antes de fechar a operação.

Informação importante: as formas de fazer remessa internacional variam de acordo com as instituições financeiras e podem conter algumas especificidades. Mas, no geral, os passos são simples e seguem essa lógica operacional que apresentei. 

Quanto custa para enviar dinheiro ao exterior?

Além da quantia que você deseja enviar, geralmente o valor para fazer transferências internacionais envolve taxas administrativas e a taxa Swift. Também são contabilizados tributos com o IR (Imposto de Renda) e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que mudam conforme as características de cada operação.

Veja os custos que podem incidir sobre uma remessa internacional!
  • Taxa administrativa: mais conhecida como spread cambial, trata-se de um valor que representa a diferença entre o que a instituição financeira paga pela moeda estrangeira na hora da compra e recebe no momento da venda;
  • Taxa Swift: nada mais é do que o custo indexado às transferências internacionais. Ela é cobrada para o uso do sistema interbancário global Swift e o valor varia conforme as instituições;
  • IR: a depender da finalidade da transação internacional, há cobrança de valor referente ao Imposto de Renda, tanto para pessoas físicas (IRPF) quanto jurídicas (IRPJ);
  • IOF: esse imposto federal incide sobre várias transações financeiras, incluindo as remessas internacionais, cuja alíquota é de 0,38% sobre contas de titularidades distintas e 1,1% para contas do mesmo titular.
Para saber o quanto realmente vai custar sua operação, é preciso consultar o Valor Efetivo Total (VET) junto à sua instituição financeira escolhida.

Qual é o limite para enviar recursos para fora do Brasil?

O limite para fazer transferências internacionais muda de acordo com o tipo de remessa escolhida. Até US$ 3 mil (cerca de R$ 15,4 mil na cotação atual), a movimentação é classificada como baixa pelo Banco Central (BC).

Caso você ou sua empresa necessite fazer remessas com valores maiores do que esse limite, será preciso apresentar o Imposto de Renda, que será utilizado para basear o seu limite.

Quanto tempo leva para concluir uma transferência internacional?

Em média, o tempo para a compensação da remessa internacional é de até dois dias úteis, mas pode variar conforme a finalidade da operação, a instituição responsável pela transferência e os valores envolvidos.

Por exemplo, uma remessa para manutenção de residentes no exterior tende a ser muito mais rápida do que uma operação envolvendo importação de um volumoso lote de produtos de um fornecedor estrangeiro, que demanda uma série de documentos para comprovar a legalidade e a capacidade financeira da empresa compradora.

Ou seja, é preciso considerar caso a caso. Para serviço de importação e exportação, o prazo pode ser X, enquanto que para um influenciador digital que precisa receber seus pagamentos de monetização do YouTube (AdSense), o prazo pode ser Y.

Faça sua remessa internacional com a B2Gether!

Fazer remessas internacionais passou a ser uma operação muito mais simples e acessível do que no passado. Mas ainda assim, para garantir o máximo de segurança, agilidade e economia vale a pena contar o com o suporte de uma empresa especializada, como é o caso da B2Gether.

Temos um time de especialistas pronto para atender você e realizar a sua remessa. Pra que gastar tempo e energia com isso se você pode contar com um parceiro para fazer pra você, não é mesmo?

Atendemos também empresas que oferecem serviços de eFX (pagamentos e transferências internacionais), como facilitadoras de pagamentos e remessadoras, utilizando soluções de Mass Payments

Se você quer fazer uma remessa com a B2Gether, conseguir a melhor cotação e garantir a segurança do seu dinheiro, preencha o formulário abaixo e receba o contato de um dos nossos analistas.

Compartilhe este Conteúdo

Picture of Janaina Assis

Janaina Assis

Janaina Assis é sócia-fundadora e CEO da B2Gether, empresa especializada em operações de câmbio e pagamentos em massa. Com mais de 15 de anos no mercado de câmbio, ela desenvolveu uma sólida carreira na área, passando pelas maiores instituições de câmbio do Brasil e atuando com soluções cambiais para empresas e pessoas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...