Como receber dinheiro de Portugal no Brasil com segurança, agilidade e rentabilidade?

Imagem de notas de euro, ilustrando como receber dinheiro de Portugal no Brasil.

Para receber dinheiro de Portugal em uma conta aqui no Brasil, é necessário escolher uma instituição financeira autorizada a operar no mercado de câmbio. Confira todas as informações neste artigo!

Se você precisa saber como receber dinheiro de Portugal no Brasil de um jeito simples e seguro, continue lendo este artigo. Nos próximos tópicos, você vai encontrar todas as informações necessárias para que o valor em euros caia na conta do seu banco em reais, sem burocracias nem dor de cabeça.

E se você quiser adiantar o processo e já falar com um dos analistas da B2Gether para receber o seu dinheiro, clique no botão abaixo. Nosso time de atendimento está à sua disposição para tirar dúvidas e ajudar você.

Sumário

Como receber dinheiro de Portugal no Brasil?

Para receber dinheiro de Portugal, estando no Brasil, você precisa ter uma conta bancária e escolher uma instituição financeira autorizada a operar no mercado de câmbio. Pode ser um banco, uma corretora, uma fintech ou uma empresa especializada em operações de câmbio, como a B2Gether.

O que vai mudar entre essas empresas são alguns procedimentos operacionais, as taxas cobradas, as condições e os prazos. Há opções no mercado que cobram taxas mais altas e que demoram mais para processar a liquidação do câmbio. Por isso, é muito importante contar com o suporte de uma empresa especializada, para facilitar o processo para você e conseguir reduzir os custos.

Em geral, independentemente da instituição, para receber a transferência, é necessário:

  • Ter cadastro ou uma conta bancária em uma instituição que realize serviços de câmbio;
  • Passar as informações básicas da transferência e receber os dados bancários (como os códigos IBAN e Swift);
  • Informar os dados da sua conta bancária para receber o valor depositado pelo seu pagador em Portugal, convertido do euro para o real.

***

Atenção: em alguns casos, é preciso enviar documentos solicitados pela instituição financeira. Eles são chamados de documentos comprobatórios.

Qual é a melhor forma de receber dinheiro de Portugal?

De acordo com os analistas da B2Gether, a melhor forma de receber dinheiro de Portugal no Brasil é aquela que cobra menos taxas e que garante segurança e agilidade no processo da transferência internacional.

Nesse sentido, as empresas especializadas em operações de câmbio, que oferecem consultoria cambial, são a opção mais interessante para pessoas físicas e jurídicas que precisam receber remessas do país europeu.

Veja, a seguir, os pontos fortes e fracos de cada player do mercado cambial!

Bancos tradicionais

Embora os bancos tradicionais contem com estruturas robustas e com a confiança dos consumidores, eles praticam taxas mais altas do que as empresas especializadas e as plataformas online, o que prejudica a rentabilidade da transação. Ou seja, você recebe menos reais na conta, em função dos custos cobrados.

Plataformas online

As plataformas online, por sua vez, oferecem soluções tecnológicas voltadas para simplificar as remessas internacionais. Mas um ponto que joga contra esse tipo de negócio é a automatização no suporte ao cliente. Nas operações financeiras internacionais, a presença de especialistas humanos é fundamental para resolver burocracias e evitar dores de cabeça.

Empresas especializadas em câmbio

Já as empresas especializadas em intermediar as operações de câmbio, como é o caso da B2Gether, conseguem unir a segurança dos bancos tradicionais, com a agilidade das fintechs e o atendimento das consultorias financeiras.

Essas empresas oferecem especialistas humanos, que pegam na sua mão e te auxiliam durante todo o processo de recebimento dos recursos, sem cobrar nada pela consultoria cambial.

Como a intermediação é realizada junto aos bancos, a segurança é a mesma das grandes instituições financeiras, só que as taxas são menores e a agilidade é maior.

Como faço para receber dinheiro de Portugal no Brasil com a B2Gether?

Para receber dinheiro de Portugal no Brasil com a B2Gether, é necessário:

  • Entrar em contato com nosso time de atendimento pelo site da B2Gether, pelo e-mail atendimento@business2gether ou WhatsApp (11) 94586-1110;
  • Fazer um cadastro simples e online (para abrir um canal bancário internacional) e aguardar a validação do compliance do nosso banco parceiro;
  • Enviar a documentação solicitada (nós ajudamos você nesse processo) e, a partir disso, nós geramos os dados bancários (códigos IBAN e Swift) para você receber o valor na sua conta corrente ou poupança aqui no Brasil;
  • Validar a taxa de câmbio passada pelo analista da B2Gether (e nós fazemos o fechamento da operação e a transferência é liquidada na sua conta);
  • Resultado: nós fazemos o fechamento da operação, convertemos a moeda e a transferência é liquidada na sua conta bancária no prazo informado previamente (geralmente, a transação é bem rápida, podendo levar um ou dois dias úteis, depende de cada caso).

***
Observação: esse processo é realizado por um analista da B2Gether, que informa todos os passos para você com transparência. Além disso, por ser uma empresa correspondente e com um volume altíssimo, a B2Gether consegue negociar taxas menores para você, garantindo a mesma segurança dos grandes bancos.

Tem como receber Pix de pessoas que estão em Portugal?

Ainda não é possível fazer nem receber Pix de uma conta em Portugal. Existem discussões para internacionalizar essa modalidade de transferência criada pelo Banco Central, mas por enquanto ela não está disponível. No entanto, a transferência entre os dois países pode ser realizada de forma rápida, via remessa internacional.

Quais são as taxas e impostos cobrados para receber dinheiro de Portugal?

Existem algumas taxas e impostos que incidem sobre transferências financeiras entre Portugal e Brasil, como, por exemplo, a taxa de câmbio, o IOF e o spread cambial. É preciso ficar atento a essas cobranças.

Veja, a seguir, um resumo sobre cada uma delas.

Taxa de câmbio

A taxa de câmbio nada mais é do que o preço da moeda estrangeira no Brasil. No caso do euro, consiste na cotação dele em reais. Por exemplo: suponhamos que a taxa do euro comercial agora seja de R$ 5,75. Esse é o preço referência da moeda no Brasil para operações comerciais. Ou seja, de forma literal, significa que a cada euro depositado na sua conta, você receberia em tese R$ 5,75.

Spread cambial

Já o spread cambial nada mais é do que a diferença entre a taxa de câmbio da operação e a taxa praticada pelo mercado interbancário.

Isto é, o spread consiste na “margem” entre o custo da operação (taxa do câmbio comercial ou turismo) e o valor cobrado pelas instituições financeiras (bancos, corretoras etc.) para cobrir seus custos e obter lucros.

Significa que, a cada euro depositado na sua conta, um percentual seria recolhido pelo banco.

Na B2Gether, os spreads cambiais são justos, baixos, e não sufocam a rentabilidade das operações.

IOF e IRPF

Cada tipo de operação de câmbio demanda cobranças diferentes com relação a tributos, como o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Nas transferências internacionais, o imposto mais comum é o IOF de 0,38%, que é cobrado sobre o valor de cada transação.

Em alguns casos, dependendo da finalidade da transferência, a cobrança do IRPF pode ser necessária.

Vantagens de receber sua transferência de Portugal para o Brasil com a B2Gether

A B2Gether é uma das melhores opções no mercado de câmbio brasileiro para receber transferências internacionais, seja para empresas, seja para pessoas físicas.

Isso porque a empresa:

  • Trabalha com taxas justas (geralmente, pratica taxas de atacado para operações de varejo);
  • Oferece consultoria cambial gratuita para os clientes que fecham o câmbio, ajudando no planejamento da operação, na estruturação, até o fechamento;
  • Tem um suporte 100% humano, conduzido por um time de especialistas que pega na sua mão e te acompanha durante todo o processo, sempre com transparência, esclarecendo todas as suas dúvidas.

***

Esperamos ter ajudado você a entender como receber dinheiro de Portugal no Brasil de um jeito simples, prático e rentável. Esperamos, também, que você escolha a B2Gether para receber suas transferências. Será um prazer ajudar você nessa missão.

Caso queira falar com um dos nossos analistas, preencha o formulário abaixo.

Compartilhe este Conteúdo

Picture of B2Gether

B2Gether

Somos uma empresa especializada em operações de câmbio, com foco em mass payments, importação e exportação, remessas internacionais, compra de moeda estrangeira para turismo e monetização para criadores de conteúdo online.

Comentários