Business2Gether
Pesquisar
Close this search box.

Como enviar dinheiro para Portugal de uma forma simples, econômica e prática?

Mulher usando o celular, simbolizando uma pessoa que usa o celular para enviar dinheiro para o exterior.

Enviar dinheiro do Brasil para Portugal é bem simples e rápido. É preciso escolher um meio seguro e confiável para fazer a transferência. Esse serviço é realizado por instituições autorizadas a operar câmbio no Brasil, como bancos tradicionais, corretoras, plataformas online e empresas especializadas em operações de câmbio, como a B2Gether. Veja todas as informações a seguir!

Precisa saber como enviar dinheiro para Portugal? Você está no lugar certo. Neste artigo, vamos explicar o passo a passo para realizar essa transferência internacional com segurança, economia e praticidade.

Continue a leitura e fique por dentro de todas as informações necessárias. Ah, e se você quiser realizar essa transação com a B2Gether, é só entrar em contato, que nosso time de especialistas te ajuda nessa missão.

Sumário

Como enviar dinheiro para Portugal?

Enviar dinheiro do Brasil para Portugal é bem simples e rápido. Você precisa escolher um meio seguro, confiável e prático para fazer a transferência. O ideal é procurar instituições autorizadas a operar câmbio no Brasil, como bancos tradicionais, corretoras, plataformas online e empresas especializadas em operações de câmbio, que atuam como correspondentes registrados pelo Banco Central (BC), como é o caso da B2Gether.

Vale destacar que cada instituição tem um processo específico para realizar esse tipo de transferência. Mas em geral, é necessário:

  • Ter cadastro ou uma conta bancária em uma instituição que realize serviços de câmbio;
  • Passar as informações básicas da transferência, como o nome do destinatário dos recursos (pode ser uma pessoa ou uma empresa);
  • Apresentar os documentos comprobatórios, de acordo com a natureza de cada operação;
  • Informar dados financeiros, como o número da conta bancária e o código IBAN (International Bank Account Number) do destinatário;
  • Selecionar o valor a ser enviado em euros; e
  • Fazer o pagamento em reais, via transferência bancária, do valor a ser convertido à instituição financeira.

Qual é a melhor forma de transferir dinheiro do Brasil para Portugal?

A melhor forma de enviar dinheiro para Portugal, segundo os especialistas em câmbio da B2Gether, é aquela que garante taxas justas, segurança e agilidade no processo da transferência internacional.

Nesse sentido, as empresas especializadas em operações de câmbio, que oferecem consultoria cambial, são a opção mais interessante para pessoas físicas e jurídicas que precisam fazer esse e outros tipos de transações internacionais.

Veja, a seguir, os pontos fortes e fracos de cada player do mercado cambial!

Bancos tradicionais

Embora os bancos tradicionais contem com estruturas robustas e com a confiança dos consumidores, eles praticam taxas mais altas do que as empresas especializadas e as plataformas online, o que prejudica a economia da transação.

Plataformas online

As plataformas online, por sua vez, oferecem soluções tecnológicas voltadas para simplificar as remessas internacionais. Mas um ponto que joga contra esse tipo de negócio é a automatização no suporte ao cliente. Nas operações financeiras internacionais, a presença de especialistas humanos é fundamental para resolver burocracias e evitar dores de cabeça.

Empresas especializadas em câmbio

Já as empresas especializadas em intermediar as operações de câmbio, como é o caso da B2Gether, conseguem unir a segurança dos bancos tradicionais, com a agilidade das fintechs e o atendimento das consultorias financeiras.

Essas empresas oferecem especialistas humanos, que pegam na sua mão e te auxiliam durante todo o processo, sem cobrar nada pela consultoria cambial.

Como a intermediação é realizada junto aos bancos, a segurança é a mesma das grandes instituições financeiras, só que as taxas são menores e a agilidade é maior.

Qual é a forma mais barata de enviar dinheiro para Portugal?

Considerando os pontos fortes e fracos de cada player do mercado cambial, a forma mais barata de enviar dinheiro para Portugal é por meio das empresas especializadas em operações de câmbio, que atuam no mercado como correspondentes das grandes instituições financeiras e são reguladas pelo Banco Central.

Isso porque, geralmente, essas empresas são formadas por especialistas em câmbio com um bom tempo de mercado, mas têm estruturas mais enxutas em comparação com os bancos e corretoras, o que permite praticar taxas menores.

No caso da B2Gether, por exemplo, as transações ficam mais em conta por causa do volume que a empresa movimenta. Como se trata de um fluxo bilionário de transações, a B2Gether consegue oferecer taxas (spreads cambiais) de atacado aos clientes.

Como mandar dinheiro para Portugal com a B2Gether?

Para enviar dinheiro do Brasil para Portugal com a B2Gether, é necessário:

  • Entrar em contato com nosso time de atendimento pelo site da B2Gether, pelo e-mail atendimento@business2gether ou WhatsApp (11) 99162-3813;
  • Fazer um cadastro simples (para abrir um canal bancário internacional);
  • Informar ao nosso analista o valor a ser enviado para Portugal;
  • Informar também os dados do destinatário da transferência (pode ser para você mesmo, para uma empresa ou pessoa);
  • Informar os dados bancários do destinatário (conta bancária e o código IBAN);
  • Enviar os documentos comprobatórios, de acordo com a natureza da operação (a gente te ajuda nessa parte);
  • Validar a cotação do euro no dia, considerando os tributos e taxas;
  • Fazer a transferência do valor a ser enviado para o banco parceiro da B2Gether;
  • Aguardar o fechamento da transação e o envio para Portugal (essa parte é com a gente);
  • Resultado: o dinheiro é enviado para a conta do destinatário no prazo informado previamente (geralmente, a transação é bem rápida: pode levar alguns minutos, um ou dois dias úteis, depende de cada caso).
***

Observação: esse processo é realizado por um analista da B2Gether, que informa todos os passos para você com transparência. Além disso, por ser uma empresa correspondente e com um volume altíssimo, a B2Gether consegue negociar taxas menores para você, garantindo a mesma segurança dos grandes bancos.

Tem como mandar Pix para Portugal?

Ainda não é possível fazer Pix para uma conta em Portugal. Existem discussões para internacionalizar essa modalidade de transferência, mas por enquanto ela não está disponível. No entanto, a transferência pode ser realizada de forma rápida, via remessa internacional.

Quais são as taxas e impostos cobrados para transferir dinheiro do Brasil para Portugal?

Existem algumas taxas e impostos que incidem sobre transferências do Brasil para Portugal, como, por exemplo, a taxa de câmbio, o IOF e o spread cambial. É preciso ficar atento a essas cobranças.

Veja, a seguir, um resumo delas.

Taxa de câmbio

A taxa de câmbio nada mais é do que o preço da moeda estrangeira no Brasil. No caso do euro, consiste na cotação dele em reais. Por exemplo: suponhamos que a taxa do euro comercial agora seja de R$ 5,55. Esse é o preço referência da moeda no Brasil para operações comerciais (as cotações de câmbio turismo são diferentes).

Spread cambial

Já o spread cambial nada mais é do que a diferença entre a taxa de câmbio da operação e a taxa praticada pelo mercado interbancário.

Ou seja, o spread consiste na “margem” entre o custo da operação (taxa do câmbio comercial ou turismo) e o valor cobrado pelas instituições financeiras (bancos, corretoras etc.) para cobrir seus custos e obter lucros.

Na B2Gether, os spreads cambiais são justos, baixos, e não sufocam a economia e a rentabilidade das operações.

IOF e IRPF

Cada tipo de operação de câmbio demanda cobranças diferentes com relação a tributos, como o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Nas transferências internacionais, o imposto mais comum é o IOF de 0,38%, que é cobrado sobre o valor de cada transação.

Em alguns casos, dependendo da finalidade da transferência para Portugal, a cobrança do IRPF pode ser necessária.

5 dicas para economizar ao enviar dinheiro para Portugal

Vamos compartilhar com você cinco boas práticas para economizar na remessa de recursos para Portugal.

1 – Se possível, planeje o envio

O planejamento é um fator muito importante para fazer uma transferência internacional. Como o real vale menos que o euro, quanto mais você se planejar, mais chances terá de economizar. Quando nos falta tempo e precisamos fazer a transação de forma apressada, a probabilidade de pagar mais caro é maior.

2 – Acompanhe as cotações e o mercado

Monitorar as cotações do euro e as notícias que movimentam o mercado financeiro é fundamental para saber quais são os melhores momentos para fazer a transferência para Portugal. Ou seja, quando a cotação da moeda europeia está menos forte em relação ao real.

3 – Compare as taxas de câmbio em diferentes instituições

Antes de fazer a transferência no aplicativo do seu banco, vale a pena consultar outras opções para verificar qual vale mais a pena para o seu bolso. As tarifas cambiais podem onerar muito a transferência e pesar no seu orçamento. Uma dica importante: quando for fazer a cotação comparativa, é necessário solicitar a cotação de todas as taxas (VET – Valor Efetivo Total), para evitar que você encontre tarifas adicionais na hora do fechamento.

4 – Procure instituições e empresas transparentes

O câmbio é um setor muito específico no mercado financeiro e tem muitos termos técnicos e legislações especiais. Por isso, é crucial fazer suas transferências internacionais com empresas que sejam transparentes com você e te passem todas as informações, com uma linguagem simples, sem letras miúdas nos contratos de câmbio.

5 – Conte com o suporte de uma consultoria cambial

Para evitar dores de cabeça e facilitar sua rotina, a melhor forma de economizar tempo e dinheiro para fazer remessas para Portugal é contando com o suporte de uma consultoria cambial, geralmente oferecida gratuitamente por empresas especializadas em câmbio, como a B2Gether.

Nessa assessoria, você tem acesso a taxas mais atrativas, tem auxílio para enviar os documentos necessários e faz a transferência com menos burocracia e dificuldades.

Vantagens de fazer sua transferência para Portugal com a B2Gether

A B2Gether é uma das melhores opções no mercado de câmbio brasileiro para fazer transferências internacionais, seja para empresas, seja para pessoas físicas.

Isso porque a empresa:

  • Trabalha com taxas justas (geralmente, pratica taxas de atacado para operações de varejo);
  • Oferece consultoria cambial gratuita para os clientes que fecham o câmbio, ajudando no planejamento da operação, na estruturação, até o fechamento;
  • Tem um suporte 100% humano, conduzido por um time de especialistas que pega na sua mão e te acompanha durante todo o processo, sempre com transparência, esclarecendo todas as suas dúvidas.
***

Com essas dicas e o auxílio da B2Gether, você já pode enviar dinheiro para Portugal de uma forma mais simples, segura e econômica. 

Caso queira falar com um dos nossos analistas, preencha o formulário abaixo.

Compartilhe este Conteúdo

Picture of B2Gether

B2Gether

Somos uma empresa especializada em operações de câmbio, com foco em mass payments, importação e exportação, remessas internacionais, compra de moeda estrangeira para turismo e monetização para criadores de conteúdo online.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *