Business2Gether
Pesquisar
Close this search box.

O que é a Abracam e qual é a sua importância no mercado de câmbio brasileiro?

Mulher com dúvida para exemplificar a pergunta sobre o que é a Abracam?

A Abracam (Associação Brasileira de Câmbio) é uma entidade sem fins lucrativos que representa os direitos e interesses das empresas que atuam no mercado cambial do Brasil, como bancos, corretoras e correspondentes. A instituição foi criada em 2001 e oferece diversos benefícios aos associados

Você sabia que existe uma instituição no Brasil que representa as empresas especializadas no mercado de câmbio? Pois sim, existe, e ela se chama Abracam (Associação Brasileira de Câmbio).

Criada em 2001, a entidade tem como objetivo defender os direitos e interesses das organizações autorizadas pelo Banco Central a realizar operações cambiais, bem como das empresas que prestam serviços no segmento, como a B2Gether.

Neste artigo, vamos explicar a você o que é a Abracam, qual é a importância dessa entidade no mercado e como funciona a atuação dela.

O que é a Abracam?

A Abracam é uma entidade representativa, sem fins lucrativos, que atua em prol das empresas que trabalham com câmbio, como bancos, corretoras, correspondentes cambiais e outros prestadores de serviços do setor.

Além disso, a instituição tem como foco trabalhar em conjunto com as autoridades para melhorar os processos regulatórios e contribuir com o fortalecimento do sistema financeiro nacional.

As empresas associadas à organização, além de contarem com o respaldo representativo, têm acesso a diversos benefícios, como:

  • Cursos;
  • Desconto em eventos;
  • Treinamentos;
  • Workshop;
  • Acesso a informações do setor cambial e financeiro;
  • Participação em processos decisórios relacionados ao sistema financeiro nacional etc.

Qual é a importância da instituição no mercado?

Fundada no início dos anos 2000, a Abracam tem desempenhado um papel importante no mercado financeiro em que circulam as operações de câmbio, fomentando o desenvolvimento econômico, desenvolvendo e sugerindo padrões de qualidade e melhorias.

Uma das missões da entidade é aprimorar a qualificação dos associados e a capacitação profissional do setor. Por isso, criou em 2003 seu próprio Selo de Qualidade.

Hoje, a instituição tem mais de 70 empresas no quadro de associados, entre elas grandes instituições financeiras reconhecidas nacional e internacionalmente, que trabalham com diversos produtos e serviços, como importação e exportação de produtos, compra de euro, dólar e outras moedas estrangeiras para turismo, entre outros.

Como funciona a atuação da Abracam?

Como entidade representativa, a Abracam faz a ponte entre seus associados e instituições como Banco Central, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ministério da Economia, entre outros.

Em situações que envolvem alterações de leis e normas no segmento de câmbio, assim como ajustes de conduta, a organização participa de grupos de trabalho dessas autoridades, comunica as informações de forma exclusiva aos associados, esclarece dúvidas e envia convites para eventos dos órgãos federais.

Certificação Abracam

A Abracam também conta com uma certificação para profissionais que atuam no mercado de câmbio ou tenham interesse em ingressar em uma instituição financeira.

A certificação da entidade, que comprova o conhecimento e a qualificação do profissional, é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui dois níveis:

  • ABT1: voltada para os profissionais que atuam ou almejam trabalhar em empresas autorizadas pelo Banco Central a realizar operações de câmbio, bem como para os colaboradores de seus respectivos correspondentes;
  • ABT2: esta certificação é mais exigente e é destinada aos diretores e gestores responsáveis por departamentos específicos das instituições financeiras de câmbio, como compliance, controles internos e mesa de câmbio.

Selo Abracam de Conformidade

Outro instrumento criado pela Abracam para qualificar as instituições que atuam no setor é o Selo de Conformidade.

O objetivo consistiu em padronizar as melhores práticas e procedimentos no mercado cambial, permitindo que as empresas pudessem ter mais transparência, economia e eficiência.

Além do mais, a entidade concebeu o selo para ajudar as instituições a identificar e diminuir os riscos e deficiências do setor de câmbio, tendo como referência principal a Circular nº 3.978/2020, do Banco Central, e adotando as melhores práticas nacionais e internacionais para a prevenção de crimes de lavagem de dinheiro e outras irregularidades.

Essas são as principais informações sobre a Abracam e sua atuação no mercado de câmbio. Nota-se que o papel da entidade é imprescindível para a evolução do segmento cambial, não é mesmo?

Agora que você conheceu mais sobre a instituição, que tal ler nosso artigo sobre as 3 principais operações de câmbio realizadas no Brasil? Até a próxima.

Compartilhe este Conteúdo

B2Gether

B2Gether

Somos uma empresa especializada em operações de câmbio, com foco em mass payments, importação e exportação, remessas internacionais, compra de moeda estrangeira para turismo e monetização para criadores de conteúdo online.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...