Business2Gether

Conheça os 3 principais tipos de transações cambiais no Brasil

Mulher segurando moeda estrangeira para ilustrar as operações de câmbio mais comuns realizadas no Brasil

Segundo o Banco Central, as transações cambiais mais comuns no País são o câmbio para turismo, as remessas pessoais e as transferências financeiras envolvendo importação e exportação

Se você chegou até aqui, é porque está buscando saber quais são os principais tipos de transações cambiais no Brasil, correto?

Pois bem, mas antes vamos pontuar brevemente o que é, afinal, o principal serviço desse mercado.

Em poucas palavras, podemos dizer que operação de câmbio nada mais é do que uma movimentação financeira que envolve compra, venda ou troca de moeda entre países, seja para fins de turismo ou relações comerciais.

Agora, vamos ao que interessa: que é esclarecer sua dúvida.

Quais são os principais tipos de transações cambiais no Brasil?

Segundo o Banco Central (BC), as operações de câmbio mais comuns no País são o câmbio para turismo, as remessas pessoais e as transferências financeiras.

Vamos entender um pouco mais sobre essas três modalidades a seguir!

1. Câmbio para turismo

O câmbio para turismo, também conhecido como dólar turismo, é o processo de compra de moeda estrangeira voltada para viagens internacionais e outras movimentações financeiras envolvendo pessoas físicas.

Ou seja, se você vai viajar para o exterior e precisa adquirir euro ou dólar, por exemplo, o câmbio turismo será a cotação utilizada no momento da transação feita pelas instituições financeiras.

Essa classificação também é usada para comprar produtos e serviços como passagens aéreas, cursos e outros itens em sites internacionais.

É importante destacar que o dólar turismo é mais caro que o dólar comercial, na medida em que demanda acréscimos inerentes a custos logísticos e operacionais, como serviços de segurança, transporte e armazenamento da moeda em espécie.

2. Remessas pessoais

Já as remessas pessoais são envios de valores em moeda estrangeira para outro país, bem como recebimentos de recursos do estrangeiro.

Esse tipo de operação, assim como as demais, deve ser realizado por meio de agentes autorizados a operar no mercado de câmbio, como bancos, corretoras e empresas especializadas em intermediação cambial, como a B2Gether.

No ato da transação, a instituição precisa informar os trâmites e procedimentos necessários, além do valor da operação, que inclui o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e as tarifas.

As pessoas realizam remessas, por exemplo, para a manutenção de residentes ou estudantes em outro país, para enviar recursos a uma conta no exterior, entre outras finalidades relacionadas a turismo, investimento e relações comerciais.

3. Câmbio para importação e exportação

Por fim, temos o câmbio para importação e exportação de bens e serviços. Precisam desse tipo de operação as empresas que realizam transações comerciais com players de outros países.

No mercado de câmbio, existem diversas maneiras para uma empresa receber pelas suas vendas ou pagar seus compromissos.

Para executar operações de importação e exportação, as empresas precisam apresentar uma lista de documentos e atender às normas dos órgãos reguladores.

Nesse caso, as transações internacionais são mais complexas do que uma simples compra de produtos em sites no exterior. Por isso, é importante contar com o suporte de uma instituição de câmbio para intermediar o processo.

São esses os principais tipos de operações de câmbio no Brasil: câmbio para turismo, remessas pessoais e importação e exportação. De acordo com o BC, elas são as transações cambiais mais realizadas e conhecidas.

Lembrete muito importante: quando você for realizar uma operação de câmbio, antes de fechar a transação, solicite que seja informado o VET (Valor Efetivo Total) para você saber quanto vai pagar ou receber realmente, considerando os tributos, taxas e tarifas.

Esperamos ter esclarecido sua dúvida e que essas informações sejam muito úteis a você.

Para ter acesso a mais conteúdos sobre o mercado de câmbio, navegue pelo nosso Portal de Conteúdo e confira outros artigos.

Compartilhe este Conteúdo

Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
B2Gether

B2Gether

Somos uma empresa especializada em operações de câmbio, com foco em mass payments, importação e exportação, remessas internacionais, compra de moeda estrangeira para turismo e monetização para criadores de conteúdo online.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir Whatsapp
1
Fale com um Especialista
Scan the code
Especialista B2Gether
Olá
Como podemos te ajudar?