Business2Gether
Pesquisar
Close this search box.

Vale a pena contratar uma assessoria cambial para a sua empresa? Descubra!

Imagem de duas pessoas na mesa, trabalhando, discutindo algum assunto, como se vale a pena contratar uma assessoria cambial.

A assessoria cambial é um trabalho consultivo e especializado, cujo objetivo principal consiste em melhorar o fluxo, a eficiência e a rentabilidade das operações de câmbio das empresas. Leia o artigo a seguir, escrito pelo nosso CEO, Diego Zia, e descubra se vale a pena contratar esse serviço para a sua empresa!

Aqui vai uma resposta de um profissional que trabalhou durante anos em grandes bancos e que é especialista em câmbio. Sim, vale muito a pena contratar uma assessoria cambial para a sua empresa.

Não é que os bancos prestam um péssimo trabalho. Longe disso. Há vários amigos e colegas meus que atuam em instituições financeiras tradicionais e, sem dúvidas, trabalham muito bem.

A questão é que nem sempre os bancos estão dispostos a personalizar o atendimento e as soluções que o seu negócio precisa. Ter ao seu lado o apoio de uma consultoria cambial é muito importante para se adaptar às mudanças regulatórias, economizar com taxas mais atrativas e aproveitar as melhores oportunidades nos fechamentos.

Neste artigo, mostro a você as principais informações sobre esse tipo de serviço e por qual razão vale a pena contratá-lo para a sua empresa. Vem comigo!

Sumário

O que é uma assessoria cambial?

A assessoria cambial é um trabalho consultivo e especializado, cujo objetivo principal consiste em melhorar o fluxo, a eficiência e a rentabilidade das operações de câmbio das empresas.

Geralmente, o serviço também envolve a intermediação das transações internacionais, com atuação em todas as etapas do processo cambial: do cadastro e registro da documentação, à cotação e fechamento das transferências monetárias.

O mercado de câmbio é um nicho muito específico, altamente volátil e que demanda um conhecimento apurado para evitar problemas, lidar com as questões de compliance e aproveitar as melhores oportunidades.

Como funciona esse trabalho consultivo?

A assessoria cambial pode funcionar de diferentes formas, dependendo da demanda do contratante. Ela pode ocorrer no formato parcial, quando a empresa especializada em câmbio ajuda a estruturar algum tipo de transferência internacional. Pode, também, oferecer um serviço completo, englobando a parte técnica, regulatória e consultiva, junto com o fechamento e liquidação das transações cambiais.

É importante destacar que cada empresa tem o seu modelo específico de assessoria cambial. Aqui na B2Gether, por exemplo, nossos clientes contam com uma consultoria completa, sem ter que nos pagar nada, só fechar o câmbio conosco. Nos próximos tópicos, vou explicar melhor como funciona a nossa consultoria.

Mas, na prática, quando você tem muitas dúvidas sobre o processo cambial, quando o fluxo operacional de câmbio do seu negócio tem gargalos, quando você paga taxas muito altas para converter a moeda ou quando tem problemas com documentação e registro… Sem dúvidas, um serviço de assessoria cambial pode ajudar a organizar a casa e oferecer soluções rentáveis e eficientes para você.

Quais são os serviços de uma assessoria cambial?

Vou pontuar aqui os principais serviços de assessoria cambial que já vi no mercado, com base na minha experiência. Destaco na lista também as soluções oferecidas pela B2Gether, as quais executo todos os dias junto aos nossos clientes.

Análise documental, regulatória e técnica

Normalmente praticado por times experientes no mercado de câmbio, esse tipo de consultoria oferece às empresas uma análise holística dentro do contexto cambial.

Ou seja, o serviço engloba análise documental, regulatória e técnica, observando de forma abrangente todas as pontas da operação, de modo a ajudar a reunir todos os documentos e evidências necessários, em conformidade com a legislação.

Estruturação e enquadramento das operações

Nesse sentido, também estão inclusos na consultoria a estruturação e o enquadramento correto das operações de câmbio, conforme as normas do Banco Central (BC).

Você sabia, por exemplo, que a responsabilidade pelo enquadramento das transações passou a ser do cliente, com a promulgação do Novo Marco Cambial?

Sabia também que os códigos de classificação das operações de câmbio sofreram diversas alterações pelo BC, que estão valendo desde o dia 1º de novembro de 2023?

Uma assessoria cambial oferece esse suporte especializado para deixar seu fluxo redondinho e evitar dores de cabeça.

Intermediação cambial (cotação competitiva e fechamento de câmbio)

Outro serviço muito importante é a intermediação cambial, que oferece cotações competitivas, com taxas justas, e o fechamento das operações. Nesse caso, a assessoria fica responsável por todos os processos da transferência internacional, da estruturação à liquidação, passando pela negociação de spreads cambiais, prazos e outras condições.

Um dos diferenciais desse trabalho é a economia. Aqui na B2Gether, por exemplo, como intermediamos um volume muito alto de operações, conseguimos sempre negociar spreads de atacado para os nossos clientes. Ou seja, a taxa cambial fica bem mais em conta e aumenta a rentabilidade das transações.

Preparação da documentação bancária

É bastante comum também as assessorias cambiais auxiliarem as empresas parceiras a organizarem a documentação necessária, exigida pelas instituições financeiras e pelo Banco Central, para viabilizar a transferência ao exterior.

Dependendo da natureza do câmbio e dos valores envolvidos, esse processo pode se tornar mais burocrático do que o normal e demorar para ser finalizado. Por isso, a importância de ter uma assessoria cambial parceira.

Aprovação prévia da documentação

Já deu pra perceber que uma das partes mais burocráticas no processo cambial consiste na aprovação documental, certo? Essa situação é um dilema para muitas empresas que atuam no comércio exterior e que fazem remessas internacionais. Mas existem caminhos legais para vencer essa barreira. E um deles é a aprovar previamente a documentação na instituição financeira para agilizar o fechamento do câmbio.

Esse trabalho também é possível por meio de uma assessoria cambial especializada.

Time da B2Gether, especialista em oferecer assessoria cambial, trabalhando no escritório da empresa.

Quais são as vantagens de contratar uma assessoria cambial?

Os benefícios de contar com o suporte de uma assessoria cambial envolvem, basicamente, economia, agilidade, segurança e praticidade. Vou detalhar mais sobre cada um desses tópicos a seguir.

Mais rentabilidade e menos taxas

A questão da rentabilidade é uma das mais importantes e deve ser levada em consideração. Afinal, fazer operação de câmbio no Brasil custa caro. Geralmente, já saímos perdendo, porque a maioria das transações é feita em dólar e para cada dólar, desembolsamos algo em torno de cinco reais (mais as taxas cambiais e os tributos).

Chamo de taxas cambiais os famosos spreads, que consistem na diferença entre a taxa da moeda estrangeira e a taxa praticada pelo mercado interbancário (em outras palavras, ela é a margem de custo e de lucro das instituições financeiras).

Quanto menor for o spread, mais econômica (para quem envia dinheiro para o exterior ou compra moeda estrangeira) e rentável (para quem recebe recursos do exterior) será a operação.

É isso o que uma assessoria cambial busca fazer: reduzir os spreads.

Mais agilidade na aprovação de documentos

O processo de aprovação de documentos e validação no compliance dos bancos costuma demorar um bocado. É papel da assessoria cambial otimizar esse processo, fazer uma análise prévia da documentação e buscar agilidade na validação junto às instituições financeiras.

Isso significa que uma consultoria pode ajudar a tornar seus fechamentos de câmbio mais rápidos, mais seguros e menos burocráticos.

Menos desgaste em negociação com os bancos

Esse contexto que acabei de apresentar causa uma tensão e um desgaste que só quem já passou sabe. Imagine que sua empresa precisa fazer um pagamento internacional com urgência, mas a operação trava porque falta um documento. Você vai precisar se virar para resolver e contar com a boa vontade do banco para facilitar o processo.

A assessoria serve justamente para evitar esse desgaste, fazendo o meio de campo e poupando você dessa “guerra”.

Mais praticidade e foco na sua empresa

Com esse gancho, chamo a atenção para um benefício crucial: a praticidade. Quando você tem um time especialista para tomar conta das suas operações, seu foco pode ser dedicado a outras áreas estratégicas da sua empresa.

Eu, como gestor, sem muito bem o valor disso que acabo de mencionar. E com certeza você também sabe.

Suporte especializado e full time

Sabe quando surge uma dúvida e você não tem muita proximidade com seu banco pra esclarecer? Ou quando aparece algum problema e você não sabe por onde começar a resolver?

Ter uma assessoria cambial representa contar com um suporte de especialistas o tempo todo.

Contrate a consultoria da B2Gether!

Todas essas informações que apresentei a você têm base na assessoria cambial da B2Gether e na minha bagagem no câmbio. Abri a empresa ao lado da minha sócia, Janaina Assis, justamente para ajudar a destravar esse mercado, a promover mais economia e construir parcerias verdadeiras e justas, nas quais todas as partes ganham.

Trabalhamos duro para reduzir os custos das operações de câmbio, para auxiliar nossos clientes a estruturar e fechar melhor as transações e tudo isso tem dado muito certo.

Só nos últimos dois anos, intermediamos mais de R$ 5 bilhões em transações cambiais das mais variadas naturezas: das mais simples, como remessas internacionais recebimentos de canais do YouTube em dólar, às mais complexas, como facilitação de pagamentos internacionais, Mass Payments e câmbio para importação e exportação.

Para conhecer melhor nossa consultoria cambial, que não tem nenhum custo para os nossos clientes, preencha o formulário abaixo e aguarde o nosso contato!

Compartilhe este Conteúdo

Diego Zia

Diego Zia

Diego Zia é sócio-fundador e CEO da B2Gether, empresa especializada em operações de câmbio e mass payments. Com passagens por bancos de câmbio de renome no Brasil e no mundo, desenvolveu uma sólida carreira no mercado financeiro, com foco em transações cambiais para empresas e pessoas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...