Business2Gether

O que é Mass Payments? Saiba tudo sobre o pagamento em massa para serviços de eFX

Imagem de dólares usada para explicar o que é mass payments, um método de pagamento em massa realizado para facilitar as transações financeiras.

Mass payments é um método de pagamento em massa realizado de vários remetentes para um único destinatário (Outbound), ou de um único remetente para vários destinatários (Inbound). Trata-se de uma solução utilizada sobretudo por empresas que atuam como facilitadoras de pagamentos (prestadores de eFX), remessadoras e agregadores

O que é mass payments? Provavelmente, foi esta pergunta que trouxe você até aqui, certo? Vamos tentar esclarecer sua dúvida de um jeito simples e, ao mesmo tempo, aprofundado, pontuando as principais informações.

Em linhas gerais, a solução consiste em um método de pagamento em massa frequentemente utilizado por empresas que atuam como facilitadoras de pagamentos internacionais, remessadoras e agregadores.

PS: Se sua empresa precisa de um serviço de Mass Payment customizado, clique no botão abaixo e entenda como podemos ajudar você.

Neste artigo, você encontrará os seguintes assuntos:

Sumário

Vem com a gente, acompanhe os tópicos abaixo e saiba tudo sobre o pagamento em massa!

O que é Mass Payments?

Mass payments é um método de pagamento em massa realizado simultaneamente de vários remetentes para um único destinatário (Outbound), ou de um único remetente para vários destinatários (Inbound).

Embora a tradução livre para o português revele uma explicação bastante sugestiva, a operacionalização desse método não é tão simples assim, como veremos ao longo deste artigo.

Isso porque o processo envolve questões tecnológicas (APIs) e regulatórias nas transferências internacionais realizadas em lote.

Na prática, podemos dizer que os pagamentos em massa são transações internacionais únicas ou recorrentes processadas de forma massiva.

Esse tipo de operação financeira é enquadrada na categoria “Remessa Internacional”, de um modo em que os envios e recebimentos de dinheiro entre países são realizados em lote, com custos e taxas menores, sendo um serviço altamente atrativo.

Mas afinal, para que tipo de empresa essa solução é essencial?

Quem utiliza o pagamento em massa?

Em geral, o serviço de mass payments tem como público-alvo três tipos de players no mercado financeiro: as facilitadoras de pagamentos (prestadores de eFX), as remessadoras (também chamadas de empresas de remittance) e os agregadores.

Essas empresas desenvolvem soluções de eFX (pagamento ou transferência internacional).

Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas.

Facilitadoras de pagamentos

As Facilitadoras de Pagamento Internacionais são empresas que intermediam os processos de aquisição de produtos e serviços internacionais, por meio de tecnologia e operações de pagamento virtual.

Ou seja, essas empresas permitem que os consumidores brasileiros tenham, por exemplo, acesso a plataformas de streaming, como Netflix e Spotify, mesmo sem possuir um cartão internacional.

Elas são as responsáveis por intermediar essas relações comerciais a nível global, oferecendo soluções que conectam as duas pontas — consumidores e merchants (comerciantes). Por isso, são chamadas de “facilitadoras”, pois repassam o dinheiro do comprador para o vendedor de um jeito fácil, rápido e seguro.

No âmbito das transferências internacionais, as facilitadoras de pagamentos também permitem que as empresas façam operações por meio dos sistemas nacional e internacional com segurança e eficiência.

Alguns exemplos de merchants que precisam das facilitadoras são empresas de comércio eletrônico, entretenimento, games, esports, apostas online, entre outros.

Remessadoras (empresas de remittance)

Já as remessadoras são companhias que abrem caminho para pessoas e empresas realizarem envios e recebimentos de dinheiro a nível internacional em menor escala.

Essas operações feitas entre diferentes países são chamadas de remittance. O termo vem da palavra “remit”, que em tradução livre significa remeter, ou seja, enviar de volta.

Dessa forma, as remessadoras são responsáveis pelas remessas internacionais feitas em pequenas quantidades. Um exemplo bastante prático é o envio de dinheiro para um familiar que está fazendo intercâmbio em outro país.

Em síntese, a remessa internacional é uma maneira mais segura de transferir dinheiro para o exterior. Para as remessadoras,  as soluções de pagamento em lote viabilizam acesso aos sistemas financeiros nacional e internacional de forma segura, ágil e eficiente.

Agregadores de pagamentos

Os agregadores de pagamentos nada mais são do que provedores de serviços financeiros que gerenciam e processam transações online entre comerciantes e consumidores.

Resumidamente, um agregador de pagamento possibilita que as lojas virtuais, por exemplo, aceitem diversos meios de pagamento (como cartão de crédito, cartão de débito, transferência bancária etc.) de uma maneira simplificada e com menos custos.

Para os consumidores, essas empresas oferecem soluções que facilitam a gestão financeira, uma vez que uma pessoa pode centralizar suas contas financeiras em uma única plataforma.

Isto é, eles agregam diferentes contas em um só canal, permitindo que o cliente realize suas transações e pagamentos utilizando saldos e crédito de diferentes contas bancárias.

Exemplos de agregadores de pagamento são empresas como PayPal, PicPay e Mercado Pago, que também precisam de soluções englobando transferências em lote.

Como o Mass Payments funciona na prática?

Basicamente, a operação de mass payments tem base no uso de uma API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação, em português) e ocorre de maneira online, por meio de provedores de transferência de dinheiro.

APIs são um conjunto de padrões e rotinas que compõem uma interface e que permitem o desenvolvimento de plataformas de forma mais prática e simples.

Toda essa estrutura tecnológica, portanto, viabiliza o pagamento em massa tanto Inbound quanto Outbound entre players de diferentes países, com o devido câmbio das moedas estrangeiras.

Exemplos práticos de mass payments e operações de câmbio

Para explicar o processo de funcionamento do mass payments, vamos usar um exemplo prático envolvendo uma facilitadora de pagamento:

  1. Um consumidor brasileiro faz a compra em dólar ou euro em um merchant de outro país;
  2. A facilitadora processa o pagamento via API; e
  3. Realiza o câmbio e a liquidação do pagamento no exterior por meio de uma instituição financeira autorizada.

Com base na estrutura exposta acima, imagine que uma pessoa no Brasil, apaixonada por games, pague por um jogo ou algum item desse jogo.

A empresa estrangeira que comercializa o produto receberá o pagamento por meio de uma facilitadora, que processará a transferência via API e efetuará a operação de câmbio e a liquidação do recurso no exterior por intermédio de uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central.

O mesmo processo vale para as remessadoras. Vamos a mais um exemplo: suponhamos que você tem um filho fazendo intercâmbio no exterior e deseja enviar um dinheiro extra para ele. 

Primeiro, você efetua a transferência, depois a remessadora processa o pagamento, faz o câmbio e liquida o recurso no estrangeiro por meio de uma instituição financeira. O exemplo também serve para o caso de recebimento de dinheiro de alguém que esteja fora do País.

Quais são os principais benefícios do pagamento em massa?

A solução de transferências em lote é mais ágil, fácil e econômica do que outros métodos de pagamento. Além disso, o serviço eleva o nível de segurança das operações, oferece maior rapidez e ainda fortalece a reputação dos pagadores.

Agora que você já sabe o que é mass payments, quais são as empresas que geralmente utilizam esse método e como ele funciona, já pode ver com mais detalhes as vantagens desse serviço, não é mesmo?

A seguir, apresentamos os principais benefícios do pagamento em massa, serviço no qual a B2Gether é especialista em estruturar, intermediar e fechar junto a instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central, garantindo as menores taxas e as melhores condições.

Confira!

Economia de custos e tempo

Considerando que o conceito de mass payments tem como mote as transações enviadas em lote de uma só vez, vale ressaltar que o principal benefício oferecido às empresas é a economia de tempo e recursos.

Isso porque os pagamentos em massa são realizados por meio de plataformas tecnológicas, de forma automática e simultânea, permitindo que as empresas economizem despesas e tenham mais tempo para outros processos.

Eficiência

Outro benefício do mass payments, sem dúvidas, é a eficiência que o método agrega aos processos de pagamentos digitais em larga escala. Ele garante ainda mais praticidade e evita gargalos decorrentes de procedimentos burocráticos.

Segurança

O pagamento em massa também é uma excelente solução para as empresas que prezam pela segurança dos dados. Com a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e em outros países, esse fator se tornou ainda mais essencial e indispensável.

Monetização

Nas últimas décadas, as economias digitais cresceram exponencialmente. Com a popularização das plataformas de streaming de vídeo e áudio, os serviços de monetização experimentaram (e continuam experimentando) avanços importantes.

Com isso, os criadores e desenvolvedores de conteúdo passaram a monetizar seu trabalho por meio dessas plataformas. Assim, o mass payments se tornou uma solução crucial para as redes de monetização.

Onde contratar a solução de transferências em lote?

Existem, no Brasil, diferentes instituições que oferecem serviços especializados para operacionar o pagamento em massa, como bancos e empresas intermediadoras em operações de câmbio.

A B2Gether é uma das opções. Liderada por Janaina Assis e Diego Zia, dois dos maiores especialistas em mass payments do Brasil, a empresa conta com um portfólio completo para negócios de diferentes segmentos, incluindo consultoria segmentada, regulamentação junto ao Banco Central, estruturação, intermediação e fechamento das operações.

Atualmente, a B2Gether atende grandes empresas, facilitadoras de pagamento, remessadoras e agregadores que demandam soluções de mass payments.

Para conhecer mais sobre o nosso serviço, fale conosco agora mesmo. 

Preencha o formulário para receber o contato de um dos nossos especialistas!

 

Compartilhe este Conteúdo

Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
B2Gether

B2Gether

Somos uma empresa especializada em operações de câmbio, com foco em mass payments, importação e exportação, remessas internacionais, compra de moeda estrangeira para turismo e monetização para criadores de conteúdo online.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
1
Fale com um Especialista
Scan the code
Especialista B2Gether
Olá
Como podemos te ajudar?