O que é Mass Payments? Saiba tudo sobre o método de pagamento em massa!

Neste artigo, explicamos o conceito de mass payments, quem são os players do mercado que utilizam essa solução, como ela funciona e quais são as suas principais vantagens. Confira!

Essa solução é muito utilizada por facilitadoras de pagamento e remessadoras.

Mass Payments é um método de pagamento em massa frequentemente utilizado por empresas que atuam como facilitadoras de pagamento e remessadoras.

Esse processo tem ganhado cada vez mais destaque no mercado financeiro por oferecer vantagens como economia, praticidade e eficiência.

Mais que benefícios, as transferências em lote oferecem soluções às demandas de um mundo altamente globalizado e tecnológico. O que seriam das empresas de e-commerce e marketplaces, por exemplo, sem o pagamento em massa? Já imaginou se as transferências fossem realizadas de forma manual? Seria algo inviável, não é mesmo?

Neste artigo, você encontrará os seguintes assuntos:

  • O que é Mass Payments;
  • Quem utiliza o pagamento em massa;
  • Como funciona o Mass Payments; e
  • Quais são os benefícios dessa solução.

Vem com a gente, acompanhe os tópicos abaixo e saiba tudo sobre o pagamento em massa!

O que é Mass Payments?

Para simplificar o conceito, podemos dizer que mass payments é um método de pagamento em massa realizado de vários remetentes para um único destinatário (Outbound), ou de um único remetente para vários destinatários (Inbound).

Embora a tradução livre para o português revele uma explicação bastante sugestiva, a operacionalização desse método não é tão simples assim, como veremos ao longo deste artigo.

Isso porque ele envolve questões tecnológicas e regulatórias nas transferências internacionais realizadas em lote. Mas afinal, para que tipo de empresa essa solução é essencial?

Quem utiliza o pagamento em massa?

De forma geral, o serviço de mass payments tem como público-alvo dois tipos de players no mercado financeiro: as facilitadoras de pagamento e as remessadoras, também chamadas de empresas de remittance.

Vamos entender um pouco mais sobre elas.

Facilitadoras de pagamento

As Facilitadoras de Pagamento Internacionais são empresas que intermediam os processos de aquisição de produtos e serviços internacionais, por meio de operações de pagamento online.

Ou seja, essas empresas permitem que os brasileiros tenham, por exemplo, acesso às plataformas de streaming, como Netflix e Spotify, mesmo sem possuir um cartão internacional.

Elas são as responsáveis por intermediar essas relações comerciais a nível global, oferecendo soluções que conectam as duas pontas — consumidores e empresas. Por isso, são chamadas de “facilitadoras”.

No âmbito das transferências internacionais, as facilitadoras de pagamento também permitem que as empresas façam operações por meio dos sistemas nacional e internacional com segurança e eficiência. Alguns exemplos de merchants que precisam das facilitadoras de pagamento são empresas de comércio eletrônico, investimentos, games, jogos de aposta, entre outras.

Remessadoras (empresas de remittance)

Já as remessadoras são companhias que abrem caminho para pessoas e empresas realizarem envios e recebimentos de dinheiro em menor escala e a nível internacional.

Essas operações feitas entre diferentes países são chamadas de remittance. O termo vem da palavra “remit”, que em tradução livre significa remeter, ou seja, enviar de volta.

Dessa forma, as remessadoras são instituições responsáveis pelas remessas internacionais. Um exemplo bastante prático é o envio de dinheiro para um familiar que está fazendo intercâmbio.

Em outras palavras, a remessa internacional é uma maneira mais segura de transferir dinheiro para o exterior. Para as remessadoras, as soluções de pagamento em lote viabilizam acesso aos sistemas financeiros nacional e internacional de forma segura, ágil e eficiente.

Como funciona o Mass Payments?

A solução de mass payments é mais ágil, fácil e econômica que outros métodos de pagamento. Além disso, o serviço eleva o nível de segurança das operações, oferece maior rapidez e ainda fortalece a reputação dos pagadores.

Mas como esse processo funciona, afinal? Em resumo, é certo dizer que sua operacionalização ocorre de maneira online, por meio de provedores de transferência de dinheiro.

Basicamente, a operação de pagamentos em massa tem base no uso de uma API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação, em português). APIs constituem um conjunto de padrões e rotinas que compõem uma interface e que permitem o desenvolvimento de plataformas de forma mais prática e simples.

Quais são os principais benefícios dessa solução?

Agora que você já sabe o que é mass payments, quais são as empresas que utilizam esse método e como ele funciona, já pode verificar as vantagens desse serviço, não é mesmo? A seguir, apresentamos alguns benefícios do pagamento em massa.

Economia de custos e tempo

Considerando que o conceito de mass payments tem como mote as transações em lote enviadas a vários destinatários de uma só vez, vale ressaltar que o principal benefício oferecido às empresas é a economia de tempo e recursos.

Isso porque os pagamentos em massa são realizados por meio de plataformas tecnológicas, de forma automática e simultânea, e permite que as empresas economizem despesas e aproveitem melhor o expediente com processos facilitados.

Eficiência

Outro benefício do mass payments, sem dúvidas, é a eficiência que o método agrega aos processos de pagamento. Ele garante ainda mais praticidade e evita gargalos decorrentes de procedimentos manuais.

Segurança

O pagamento em massa também é uma excelente solução para as empresas que prezam pela segurança dos dados. Com a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e em outros países, esse fator se tornou ainda mais essencial e indispensável.

Monetização

Nas últimas décadas, as economias digitais cresceram exponencialmente. Com a popularização dos serviços de streaming de vídeo e áudio, as plataformas de monetização experimentaram (e continuam experimentando) avanços importantes.

Com isso, os criadores e desenvolvedores de conteúdo passaram a monetizar seu trabalho por meio dessas plataformas. Assim, o mass payments se tornou uma solução crucial para as redes de monetização.

Concluindo…

Como você pode perceber, as soluções de pagamento em massa são compostas de funcionalidades robustas que oferecem diversos benefícios às empresas.

Além do mais, elas não se limitam a recursos de transmissão real de dinheiro, mas incluem aparatos tecnológicos, regulamentações, câmbio e muito mais.

É importante ressaltar que o mass payments é um parceiro importante para o crescimento escalável e o sucesso das empresas. Negócios digitais, mercados online, entre outros players podem contar com os recursos do pagamento em massa para economizar tempo e dinheiro.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre o que é mass payments. Caso você tenha dúvida e queira conversar com um de nossos consultores, fale conosco! A B2Gether é uma empresa formada por especialistas com ampla experiência no mercado financeiro e expertise nos serviços cambiais, incluindo o pagamento em massa.

Texto: Gustavo Silva | Jornalista | MTB: 85566/SP
Assessoria de Imprensa
Contato: [email protected]

O que é Mass Payments? Tudo sobre o pagamento em massa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *