Business2Gether
Pesquisar
Close this search box.

Dia da Mentira: 5 informações sobre câmbio que você deve desconfiar!

Homem mexendo no notebook. Esta imagem ilustra uma pessoa refletindo sobre os mitos sobre o mercado de câmbio que divulgamos no Dia da Mentira.

No Dia da Mentira, nada melhor do que enfatizar a verdade, não é mesmo? Confira, a seguir, cinco informações imprecisas sobre câmbio!

No universo financeiro, informações imprecisas ou mesmo falsas podem prejudicar bastante o seu bolso ou o caixa da sua empresa, não é mesmo? Por isso, na esteira do Dia da Mentira, consultamos os analistas da B2Gether e listamos 5 mitos sobre mercado de câmbio que, muitas vezes, são reproduzidos como verdades.

Confira a lista!

5 mitos sobre o mercado de câmbio

Observação importante: todas as informações contidas nesse texto foram obtidas junto a especialistas em câmbio.

1. “Nós não cobramos taxas ou spreads nas operações de câmbio”

Nada é de graça nessa vida, não é mesmo? Quem dirá no mercado de câmbio. Quando você ver ou ouvir anúncios de empresas dizendo que não cobram taxas (ou spreads cambiais), desconfie.

Nenhuma empresa financeira se sustenta sem cobrar nada pelo serviço. Se não cobra, como é que se mantém?

Há, sim, as empresas de câmbio que cobram taxas mais baixas e outras que cobram taxas mais altas. Mas todas cobram algum percentual sobre cada transação.

2. “As taxas de câmbio oscilam de forma previsível”

Muita gente acredita que as taxas de câmbio (isto é, a cotação da moeda estrangeira calculada em reais) seguem padrões previsíveis. 

A gente já atendeu uma cliente aqui na B2Gether que fechava o câmbio de importação da empresa dela sempre no fim da tarde, porque acreditava que, nesse horário, a taxa era menor.

Um outro cliente que chegou até a gente gostava de receber seus pagamentos do YouTube em uma plataforma online sempre de manhãzinha. Ele acreditava que pagava a menor cotação nesse horário. 

Detalhe: ele fazia a transação por volta das 8 horas, antes mesmo do mercado abrir.

O mercado de câmbio é bastante volátil. As cotações oscilam a cada segundo e a formação da taxa cambial sofre influência de uma série de fatores econômicos, políticos, geopolíticos e fiscais. 

É muito difícil prever os movimentos do mercado. Requer expertise e experiência. Nós fazemos isso aqui na B2Gether, com base em evidências, informações e análises. Faz parte da nossa consultoria. 

Mas fazer isso por achismo pode gerar grandes perdas financeiras.

3. “Fechar câmbio em grandes bancos é sempre a melhor opção”

Embora os bancos de varejo ofereçam serviços de câmbio, geralmente eles não são especialistas no setor. 

Dessa forma, muitas dessas instituições financeiras aplicam grandes margens de lucro nas taxas de câmbio, cobrando tarifas adicionais e deixando a conversão mais cara para os clientes que precisam fazer transferências internacionais.

Quanto mais altas são as taxas cobradas nas operações de câmbio, seja quando você envia dinheiro para o exterior ou recebe pagamentos em moedas estrangeiras, seus gastos são maiores e seus ganhos são menores.

Quando você precisar fazer ou receber uma remessa internacional (pra você ou para a sua empresa), procure alternativas como empresas de câmbio especializadas, que geralmente oferecem taxas mais competitivas e que resultam em mais economia e ganhos.

4. “Pode seguir a cotação do Google para fazer sua operação”

Essa é uma informação muito reproduzida pelas pessoas, mas é imprecisa. 

Isso porque a cotação da moeda estrangeira em reais que aparece no Google e em outros sites (portais de notícias e sites que falam sobre finanças, por exemplo) não contabiliza o percentual de taxa (spread) cobrado, nem os tributos (embutidos em diversos tipos de operações financeiras).

Há pessoas que reclamam o seguinte: “essa cotação que vocês passaram está diferente da que eu vi no Google”. 

Isso acontece porque quando as empresas de câmbio passam a cotação, elas consideram todas as informações do Valor Efetivo Total (VET), que englobam o percentual de taxa da transação e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), quando há esse tipo de cobrança.

A cotação do Google, portanto, serve como referência, mas não reflete os valores cobrados pelas instituições financeiras.

5. “Se for viajar, compre moeda de uma vez só”

Essa informação pode fazer você gastar muito mais dinheiro do que previa. É claro que comprar moeda (dólar ou euro, por exemplo) de uma vez só, quando a cotação está favorável, pode ser vantajoso. 

Mas adotar essa medida significa contar com a sorte.

Há casos e casos, é verdade. Se uma pessoa precisa viajar depois de amanhã, por exemplo, não tem como ela comprar moeda aos poucos.

Mas, a melhor prática para economizar e conseguir cotações mais atrativas é planejar a viagem e comprar moeda aos poucos. Assim, você consegue uma cotação média e se protege das variações cambiais.

Bônus: “Comprar dólar paralelo é mais barato e seguro”

Essa afirmação não estava na lista, mas decidimos colocá-la porque ela é um grande mito sobre o mercado de câmbio e é importante alertar os riscos de operar no mercado paralelo.

Pode até ser verdade que as cotações são mais baratas, porém os riscos são tantos que, sem dúvidas, não compensa ir por esse caminho.

São inúmeros os casos de pessoas que recebem notas falsas e até sofrem punições da justiça, pois, além do mais, operar no câmbio paralelo é proibido. Não vale a pena correr esse risco. 

O barato pode sair caro e você pode colocar a sua reputação (e da sua empresa) em risco. Feche sempre o seu câmbio com empresas supervisionadas pelo Banco Central.

Concluindo…

No Dia da Mentira, é sempre bom a gente enaltecer a verdade e a importância de checar a veracidade de cada informação que recebemos. Uma notícia falsa pode causar muitos danos (não só financeiros) e precisamos tomar cuidado sempre.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo, que você se lembre sempre dos mitos sobre o mercado de câmbio e que este artigo te ajude a tomar as melhores decisões e fechar suas operações de câmbio com mais qualidade, economia e rentabilidade.

Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho da B2Gether e quais são nossos serviços de câmbio, entre em contato conosco!

Compartilhe este Conteúdo

Picture of B2Gether

B2Gether

Somos uma empresa especializada em operações de câmbio, com foco em mass payments, importação e exportação, remessas internacionais, compra de moeda estrangeira para turismo e monetização para criadores de conteúdo online.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...